Seu Corpo
05 benefícios de uma boa noite de sono
por A Redação    Dia 24/09/2015      Seu Corpo

Se por um lado uma boa noite de sono faz muita diferença, por outro algumas pessoas gostariam de conseguir dormir menos para ter mais tempo disponível. O fato é que a ciência ainda não consegue entender completamente o que acontece com o seu corpo enquanto você está dormindo. Mas uma coisa é garantida: não é possível viver bem sem dormir bem. Já postamos por aqui algumas dicas para quem precisa ter uma boa noite de sono (clique para relembrar). Agora vamos listar 05 benefícios para quem tem uma boa noite de sono. Vamos lá?

01. Controle da pressão arterial
Está comprovado que dormir bem ajuda o corpo a manter a pressão arterial controlada. E isso vale especialmente para os hipertensos. A noite mal dormida tem efeitos intensos: seu corpo fica em estado de alerta e sua pressão irá aumentar. Já os que dormem bem terão um corpo descansado e mais relaxado para o dia.

02. Mente mais relaxada
Dormir bem é um poderoso aliado contra depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros. Pesquisas já comprovaram que quem dorme regularmente uma média de 8 horas por dia tem uma saúde mental mais elevada. Sem contar que todo mundo que já passou por uma noite de insônia sabe como a irritação no dia seguinte é garantida.

03. Cérebro mais saudável
Já falamos aqui sobre as descobertas do Dr. Jeff Iliff, pesquisador na área da neurociência em relação ao sono. Quando o cérebro está acordado, e está muito ocupado, ele deixa de limpar os resíduos entre as células, e então, quando ele dorme e não está tão ocupado, o cérebro ativa um modo para limpar os resíduos dos espaços entre as células acumulados durante o dia.”, explica Jeff Iliff. Em outras palavras, o sono é extremamente vital para o bom funcionamento do cérebro. Veja a relação do sono e o Mal de Alzheimer clicando aqui.

04. Corpo mais disposto
Após uma boa noite de sono, o corpo estará relaxado e mais disposto durante o dia. E com isso, o sono acaba favorecendo a prática de atividades físicas. E a melhor parte é que isso torna-se uma corrente do bem: com a prática de atividades físicas (desde que não seja logo antes de ir dormir), você terá noites de sono mais agradáveis.

05. Apetite regulado
Já ouvir falar que dormir bem emagrece? Bem, o sono não funciona como dieta, mas ele é um ótimo parceiro para quem quer controlar o peso. Durante o sono, o organismo produz a leptina, hormônio ligado à sensação da saciedade. E quem não dorme muito ou bem acaba tendo menos desse hormônio e, como consequência, mais fome – o que invariavelmente resulta em mais calorias ingeridas.

E aí, viu que vale a pena investir numa boa noite de sono? Agora confira as 8 coisas que você não deve fazer antes de dormir.

A Redação
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