100 Dúvidas
05 dicas para ter uma pele jovem por mais tempo
por A Redação    Dia 16/02/2016      100 Dúvidas

Quem não quer ter uma pele jovem e saudável por mais tempo? É possível ter uma pele bonita e saudável em todas as idades. Lutar contra o tempo pode ser uma ilusão, mas livrar-se de fatores que nos envelhecem mais rapidamente é bem possível. Confira as dicas:

- Proteja-se do sol – Com o tempo, é natural que diminua a formação de colágeno, as células que dão sustentação e elasticidade à pele. A exposição contínua aos raios solares vai rompendo as fibras mais profundas da pele, acelerando esse processo, alterando até mesmo o DNA das células e as fibras colágenas e elásticas. Por isso, nunca se esqueça de usar protetor solar de no mínimo 30 fps antes de abrir a janela.

–  Hidrate sempre –  A pele precisa estar hidratada por dentro e por fora. É muito simples fazer isso: é só tomar muita água. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele. Pouca ingestão de água deixa a pele seca e áspera, com pouco turgor (a capacidade da pele de voltar rapidamente ao mesmo lugar quando é esticada). Se você beliscar sua pele e ela demorar a voltar ao estado normal, é sinal de que seu corpo precisa de água. Além disso, a água ajuda a eliminar toxinas absorvidas na exposição a gases nocivos do ar poluído, que oxidam a pele e causam envelhecimento. Já a hidratação por fora deve ser feita após uma boa higiene com um cosmético hidratante que respeite seu tipo de pele.

– Elimine o cigarro – Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também é um grande inimigo da pele. Os resultados estão na cara, ou melhor, no rosto. Imagine: um único cigarro diminui a oxigenação da pele por cerca de uma hora e meia. O que acontece com quem fuma vários cigarros? A nicotina deixa a pele grossa, amarelada e opaca. Também acelera a perda de colágeno, que confere sustentação e elasticidade à pele. As rugas mais marcantes, nesse casso, são as que ficam ao redor dos lábios e dos olhos. Por isso, esse é mais um bom motivo para você ficar longe desse vício.

–  Evite o açúcar e coma bem – Talvez o açúcar seja o inimigo mais amado e consumido de todos. Mas saber controlar seu consumo é fundamental para evitar muitas doenças e manter-se mais jovem. O excesso de açúcar leva ao processo de envelhecimento celular chamado glicação. Ele se liga às proteínas da pele como o colágeno (olha ele aí de novo) provocando rigidez e, consequentemente, fazendo com que elas percam a elasticidade. Quando der aquela vontade de comer doces, opte por uma fruta cítrica,  pois a vitamina C ajuda na formação do colágeno. Linhaça (ômega 3) e castanhas (ácidos graxos) também são uma boa pedida.

É verdade que existem muitos tratamentos contra rugas que dão bons resultados. Mas, antes de recorrer a tratamentos caros, faça sua parte. São atitudes simples que manterão sua pele jovem por mais tempo.

 

Débora Borges para a Revista Vida e Saúde

A Redação
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS