Seu Corpo
08 coisas que você não deve fazer antes de dormir
por A Redação    Dia 27/07/2015      Seu Corpo

Dormir bem… Ah, isso faz uma diferença daquelas no seu dia. E muita gente passa dias, semanas, sem saber o que é uma boa noite de sono. Já pensou? Outras só conseguem dormir bem por causa de remédios. Sem contar com aqueles que tomam remédios para dormir, remédios para ficar acordado… Algumas pessoas até pegam no sono, mas acordam várias vezes durante a noite e acabam com aquela sensação de cansaço. Outros nem sequer conseguem dormir: ou só sentem sono no final da madrugada ou dormem e acordam muito cedo, sem conseguir dormir novamente.

Você se sentiu identificado com alguma das situações acima? Então fique esperto! Já falamos aqui sobre a relação do sono com a Doença de Alzheimer (vale a pena o clique). Sem contar com os inúmeros benefícios que só uma boa noite de sono pode trazer. Então resolvemos enumerar 08 coisas que você precisa parar de fazer (pra ontem!) se você quer começar a ter uma boa noite de sono. Vamos lá?

 

  1. Não aos alimentos pesados depois das 18h. Carne vermelha, gordura, muito queijo… Nada!


A verdade é que você não deveria comer nada gorduroso mesmo antes das 18h. Mas a gente muda os hábitos assim… aos poucos.

 

  1. Carboidratos e sono não combinam. Tire do seu cardápio noturno arroz, massas, pães, biscoitos e doces.


Pois é. Isso tudo se transforma em energia no seu corpo. E vai te atrapalhar a conseguir alcançar aquele sono delícia durante a noite. A verdade é que se você for comer à noite, precisa ser uma refeição leve.

 

  1. E por falar em energia… Café, chá mate, chá verde, chocolate, refrigerante… Você já sabe, não é?


Aí outras coisas que você deveria tirar completamente do seu cardápio. Cafeína não combina nem um pouquinho com quem quer ser saudável. Então repense e dê o primeiro passo! :D

 

  1. Vilões na palma da mão: Smartphones e e-readers


Segundo o psiquiatra Dan Siegel, a luz emitida pelos aparelhos interfere no funcionamento do cérebro, impedindo que ele comece a liberar a melatonina, um dos hormônios ligados à qualidade do sono. Sem contar com os jogos e conversas no whatsapp com o poder de te envolver por mais tempo do que você prefere admitir.

 

  1. Assistir a filmes ou programas de TV estimulantes


Na verdade, a TV em si já vai deixar muita gente desperta (claro que há os que sofrem um efeito contrário, mas aí já é outra história). E se o conteúdo for mais estimulante o seu cérebro vai ficar ainda mais acordado. E quando você desligar a TV e for pra cama, sua mente vai demorar um pouco para se acalmar e conseguir se preparar para dormir adequadamente.

 

  1. Checar o e-mail de trabalho antes de dormir


Muita gente tem o (péssimo) costume de dar uma última olhadinha no e-mail antes de dormir. Não faça isso! Se você olha as suas tarefas e e-mails antes de dormir, está mandando a mensagem para o seu cérebro que ele ainda tem informações para processar, quando deveria ser justamente o contrário.

 

  1. Beber muita água… antes de ir pra cama


Veja bem: o problema é beber muita água, ou outros líquidos, antes de ir pra cama. Claro que você deve se manter hidratado durante o dia, mas a menos que você queira acordar à noite pra ir ao banheiro, não tome grandes quantidades de água antes de dormir.

 

  1. Desrespeitar a sua última hora de sono


Pense comigo: quando dormimos estamos revitalizando o nosso corpo. Aquele sono gostoso acontece quando conseguimos alcançar um nível adequado de relaxamento. Então programe-se: tenha um horário fixo para ir dormir e cuide bem da sua última hora acordado – nada de correrias, refeições ou atividades extremas. Já prepare o seu corpo e sua mente para o que logo acontecerá: uma deliciosa noite de sono.

A Redação
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