Seu Corpo
08 coisas que você precisa fazer para envelhecer com saúde
por Rúbia Albuquerque    Dia 16/08/2016      Seu Corpo

Uma vez ouvi uma coisa muito interessante, numa conversa sobre vida. Algumas pessoas reclamavam do tempo estar passando e estarem envelhecendo. E alguém disparou: “a única opção para não envelhecer é morrer jovem”. Essa verdade me marcou profundamente e até hoje penso nisso. Estar de bem com o fato de que um dia seremos velhos é fundamental para garantirmos uma velhice saudável. Afinal, hoje é o momento de se preparar para “envelhecer bem”.

Pensando nisso, resolvi pesquisar algumas coisas que é preciso fazer para que a gente consiga envelhecer com saúde. Vamos lá?

 

  1. Atividade física – Exercícios físicos são fundamentais para uma boa saúde em qualquer idade. Mas fortalecer os seus músculos agora vai fazer muita diferença daqui a alguns anos. Quedas são comuns na terceira idade, especialmente entre idosos não muito saudáveis – e as consequências podem ser devastadoras.
  2. Sono – Dormir, algo aparentemente tão simples, mas extremamente essencial. O sono é fundamental para o corpo se recuperar e ficar pronto para mais um dia. Já falamos sobre vários benefícios do sono, você pode conferir aqui.
  1. Relacionamentos saudáveis – Não subestime a importância de um bom relacionamento cultivado ao longo da sua vida. O Estudo do Desenvolvimento Adulto, liderado por pesquisadores de Harvard, comprovou que a qualidade dos relacionamentos afeta diretamente a qualidade de vida. Ame, perdoe, seja uma ótima companhia e desfrute os resultados que virão!
  1. Exercitar o cérebro – Aprenda novos jogos, faça cruzadas, resolva desafios e quebra-cabeças. Aprenda uma nova língua, estude algo que você gosta! Quanto mais você usar o seu cérebro melhor! E assim você vai mantendo a sua mente ativa.
  1.  Deixar o cigarro e o álcool – Esse é tão óbvio nem precisaria estar aqui… caso muita gente não tivesse esquecido disso. Cigarro e álcool fazem muito mal ao corpo e silenciosamente tiram a sua vida. Nada de ingestão moderada: corte totalmente o álcool e o cigarro.
  1. Cuidar da pele – Hidratantes, colágeno, beber muita água (alimentação também ajuda!). Além disso, o que sempre é dito: não ficar muito tempo exposto ao sol, especialmente nos horários de pico. E use sempre o protetor solar! Para as mulheres, nada de dormir de maquiagem.
  1. Alimentação saudável – Cálcio, antioxidantes, vitamina D, ferro e muito mais. Com uma alimentação saudável o seu corpo estará mais forte e melhor preparado para a ação do tempo e as doenças da velhice. Afinal de contas, você não precisa ficar doente o tempo todo quando estiver velho!
  1. Check-up regular – Tudo é muito importante, mas se você não conhece o seu corpo e o que está acontecendo com ele, não adianta nada! Caso você esteja doente e já descubra no estágio inicial, o tratamento é muito mais tranquilo. Sem contar que com exames regulares você vai conhecer o seu corpo e aprender como cuidar melhor dele.
Rúbia Albuquerque
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS