No Divã
08 dicas para fazer um detox mental
por A Redação    Dia 24/02/2016      No Divã

Quem nunca se sentiu cansado mentalmente? Esse cansaço pode ser tão intenso que chega a afetar o corpo, trazendo sintomas e doenças chamadas de “psicossomáticas”. O psiquiatra Diogo Guerreiro, autor do site “Reflexões de um psiquiatra”, afirma que “nesta sociedade acelerada e hiperestimulada, o nosso cérebro recebe constantemente sinais de perigo, está sempre em modo de alarme. E isto não é bom para a saúde!”. Pensando nisso nós resolvemos separar para você 08 dicas para fazer um detox mental. Confira!

01. Seja honesto com você mesmo

Isso é fundamental! Reconheça o que você precisa mudar, olhe para você mesmo com olhos honestos. Muita gente está envolvida na correria e não gosta de assumir. Qual é o seu vício? Televisão? Computador? Videogame? Celular? Como isso tem te impedido de ter uma vida produtiva? Primeiro é preciso reconhecer o problema e em seguida decidir que é necessário mudar os hábitos.

02. Comece devagar

Nada de fazer tudo atropelado, de uma vez. Imagine só: você, viciado em tecnologia, resolve largar tudo de uma vez. Vai ser muito difícil! E quando você voltar, quando menos imaginar vai estar fazendo tudo de novo. Quando você vai fazendo aos poucos, aprende, acostuma, e volta fortalecido para repensar os hábitos.

03. Experimente um final de semana sem o celular

Muita gente não gosta de assumir que é dependente do celular. E quem assume costuma dizer que não é bem assim, tem o trabalho, precisa estar sempre disponível, etc e tal. E então: que tal desligar o celular na sexta à noite e só ligar no domingo? E não vale usar o whatsapp no navegador ou ficar horas no facebook. :)

04. Desligue a TV

Por mais que cada vez menos pessoas esteja assistindo TV, ela ainda está presente de uma maneira muito intensa na vida de muita gente. Que tal desligar a TV, ao menos de segunda a sexta? Você vai se surpreender com a quantidade de tempo livre que você vai ter! Aproveite e use este tempo para ler, conversar (pessoalmente!) com os amigos, dormir mais cedo, estudar, praticar esportes, enfim… fazer algo mais útil e produtivo!

05. Separe um dia por semana para dar uma pausa

Parece loucura, mas que tal você parar um dia por semana e desligar-se ao máximo dos seus afazeres corriqueiros? Nada de TV, filmes, internet, trabalho ou tudo aquilo que te deixa super cansado e estressado. Durma um pouco, se você é religioso vá à igreja, combine um almoço com os seus amigos, dê um passeio naquele parque legal ou faça uma caminhada com os seus cachorros. Você vai perceber que essas 24horas vão transformar a sua vida!

06. Aprenda a fazer uma coisa de cada vez

Multitarefas. Em outras palavras, fazer tudo e não terminar nada. Esqueça isso! Foque sua mente em uma coisa de cada vez, termine, depois comece outra. Pode ser que sua realidade seja muito complexa, mas ainda assim experimente colocar no papel tudo o que precisa ser feito e encontrar a melhor maneira de resolver suas questões e otimizar o seu tempo sem que sua vida se transforme num emaranhado desorganizado, cheio de coisas incompletas. Seja dono dos prazos! Seja pontual e honesto com suas prioridades.

07. Tenha um momento para “não fazer nada”

Qual foi a última vez que você ficou sem fazer nada? E estou falando realmente FICAR SEM FAZER NADA. Não conta sentar no sofá vendo TV, jogando, lendo alguma coisa ou mexendo no celular. Tenha alguns minutos diários para você ficar parado e literalmente sem fazer nadinha. Olhe para dentro, ouça seus pensamentos, desacelere. Todos os dias, ao menos em algum momento. Seja no horário de almoço, um pouco antes de dormir ou quando as crianças estão na escola (ou dormindo!), tenha este tempo para você.

08. Renove os seus pensamentos

Sabia que grande parte dos nossos pensamentos de hoje são os mesmos que tivemos ontem, e anteontem e na semana passada? Quer fazer um teste? Repasse quais são os seus pensamentos mais recorrentes do dia e veja se você pensou a mesma coisa antes. Você vai se surpreender! Como renovar a mente, a vida, alcançar novos objetivos e ter uma vida melhor se você pensa a mesma coisa, de novo, de novo e de novo? Aprenda a refazer seu raciocínio! Crie novos caminhos e, todas as vezes que aquele pensamento de sempre aparecer, mande ele embora e decida enxergar as coisas de um ângulo diferente. Você vai se surpreender ;)

A Redação
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS