100 Dúvidas
08 Sinais de depressão em homens
por A Redação    Dia 23/08/2016      100 Dúvidas

Só nos Estados Unidos, mais de 5 milhões de homens passam por algum período de depressão anualmente. Depressão clínica – em homens ou mulheres – pode causar tristeza profunda e perda de interesse em atividades que já foram prazerosas.

“Enquanto os sintomas para diagnosticar a depressão são os mesmos independente do gênero, frequentemente as reclamações principais podem ser diferentes entre homens e mulheres”, afirma Ian A. Cook, professor de psiquiatria na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

A seguir, 12 sinais de depressão em homens:

  1. Fadiga constante

Pessoas com depressão passam por uma série de mudanças físicas e emocionais. Elas podem sentir fadiga, bem como um tipo de retardo psicomotor, ou uma lentidão para movimentos físicos, fala ou processos mentais.

  1. Dormir muito ou pouco demais

Problemas para dormir – como insônia, acordar muito cedo pela manhã, ou sono excessivo – são sintomas comuns da depressão. Como a fadiga, problemas como sono é um dos sintomas principais que homens relatam aos seus médicos.

  1. Dores de estômago ou dores nas costas

Diarreia ou constipação, assim como dores de cabeça e nas costas são comuns em pessoas com depressão. Mas homens normalmente não percebem que a dor crônica e problemas digestivos caminham juntos com a depressão, de acordo com grupos de foco conduzidos pelo Instituto Nacional de Saúde Mental nos Estados Unidos.

  1. Irritabilidade

Ao invés de parecerem desanimados, homens que estão depressivos geralmente mostram sinais de irritabilidade. “Se eles falam sobre algo emocional, geralmente é a tristeza com a irritabilidade”, afirma dr. Cook. Além disso, pensamentos negativos são aspectos comuns da depressão – que resultam na irritabilidade constante.

  1. Dificuldade para concentração

O retardo psicomotor pode diminuir a habilidade masculina de processar informações, prejudicando assim a concentração no trabalho e em outras tarefas.

  1. Raiva ou hostilidade

Alguns homens manifestam a depressão sendo hostis, raivosos ou agressivos. A raiva e hostilidade são diferentes da irritabilidade, por serem ligados à aspectos de intensas emoções.

  1. Pensamentos suicidas

Mulheres têm maiores probabilidades de cometer suicídio, mas homens tem quatro vezes mais chances de ter sucesso em suas tentativas. Uma das razões é o fato de que os homens tendem a escolher métodos mais letais. Homens mais velhos apresentam riscos mais elevados de cometerem suicídio, e os médicos podem deixar de perceber os sintomas neste grupo específico.

  1. Abuso de alguma substância

Dependências químicas frequentemente acompanham a depressão. Pesquisas mostram que alcoólatras têm o dobro de chance de sofrerem depressão profunda do que pessoas sem problemas com bebida.

Fique de olho! Pode ser que alguém ao seu lado esteja sofrendo com a depressão e precisa de ajuda. E se você é quem está enfrentando o problema com a depressão, procure um profissional, ele pode te ajudar.

Via Health

A Redação
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS