100 Dúvidas
11 dicas para dizer adeus ao chulé
por A Redação    Dia 22/08/2016      100 Dúvidas

Qualquer pessoa, independentemente de sexo e idade, é suscetível à bromidrose, ou ao popularmente conhecido chulé. Ele é caracterizado pelo mau cheiro que o suor infectado por micro-organismos provoca nos pés. E quando a sudorese é muito grande, ocorrem sinais de maceração e descamação na pele, além do odor desagradável. Confira algumas dicas da Revista Vida e Saúde para combater esse inconveniente:

1. Cuide da higiene dos pés, lavando-os bem, principalmente entre os dedos. Se preferir, use sabonete antisséptico e uma escovinha macia.

2. Use cremes esfoliantes pelo menos uma vez por semana ou uma esponja vegetal para lavar os pés. Esfregue-os bem, principalmente na planta dos pés. Isso é uma boa forma de eliminar células mortas e diminuir o mau cheiro.

3. Seque bem os pés após o banho, principalmente entre os dedos.

4. Calce os sapatos com as meias limpas. Meias de algodão absorvem melhor o suor e ajudam, assim, a manter os pés secos.

5. Deixe os sapatos em um local ventilado após usá-los. Se possível, exponha-os ao sol por algumas horas.

6. Prefira calçados abertos e fabricados com matéria prima natural a fechados e produzidos com material sintético.

7. Evite usar o mesmo sapato todos os dias. Busque alternativas.

8. Torne a limpeza dos sapatos uma rotina. Pelo menos a cada 15 dias.

9. Faça uso de talco. Isso ajuda a absorver a umidade do pé, diminui a proliferação de bactérias e ajuda a controlar o odor.

10. Evite o uso de sapato ou tênis sem meias.

11. Procure um dermatologista, se o odor e a transpiração se tornarem inconvenientes ou sem controle. Evite a automedicação. O médico dará orientação quanto ao melhor plano de tratamento. :)

 

Agora aprenda como ter uma noite de sono de qualidade.

A Redação
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS