100 Dúvidas
15 Benefícios e a diferença entre atividade física e exercício físico
por Paula Montagna    Dia 31/05/2016      100 Dúvidas

Todo movimento gerado pelos músculos esqueléticos com gasto energético maior do que os níveis de repouso caracteriza-se atividade física (Ex. tarefas domésticas, passeio com o cachorro e brincadeiras com as crianças). Já para a prática de Exercício Físico considera-se fatores como a intensidade, a duração e o objetivo (Ex. a queima de gordura corporal).

Além da eliminação da gordura corpórea e controle do peso corporal, melhorando a taxa metabólica em até 10 vezes, os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Confira alguns:

  1. Favorece o controle de doenças cardíacas [redução dos índices de colesterol maléfico e controle da pressão arterial, reduz o estresse cardiovascular];
  2. Preserva a força muscular [Sendo realizado regularmente ajuda a contrabalançar os efeitos da idade para manter a massa muscular e consequentemente a força, além de se livar do pneuzinhos típicos da idade];
  3. Estabilização da massa óssea [diminui a frequência das quedas em mulheres na pós-menopausa];
  4. Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;
  5. Evita dores na coluna vertebral;
  6. Ajuda no controle da artrite [reduz o processo inflamatório e episódios de dor];
  7. Melhora do equilíbrio e da velocidade ao andar [reduz a ocorrência de acidentes por melhora dos reflexos principalmente em idosos];
  8. Promove o Equilíbrio do colesterol [promove o bom controle da viscosidade do sangue. Porém esses efeitos benéficos são de curto prazo e para mantê-lo é preciso fazer exercícios todos os dias].
  9. Reduz o risco de desenvolver a maioria das doenças relacionadas à idade;
  10. Oferece proteção contra a morte prematura e morte por cancer;
  11. Melhora o metabolismo da glicose e auxilia no controle  do diabetes.
  12. Melhora da ingestão e digestão alimentar;
  13. Ajuda os rins e a pele na eliminação de toxinas;
  14. Melhora a função hepática (fígado).
  15. Estimula o sistema imunológico.

Se você pretende vencer a barreira da inércia e já está ensaiando por onde começar, siga as dicas descritas, comece de maneira simples, mas comece e você vai conferir os benefícios a cada dia. Confira aqui no site oito do dia mais dicas de como exercitar-se de maneira eficaz e assim viver com mais qualidade de vida.

Paula Montagna
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS