Na Cozinha
Aprenda a fazer coxinha vegana
por A Redação    Dia 24/06/2016      Na Cozinha

Brasileira e deliciosa, a coxinha pode fazer falta para quem deixou de comer carne. Mas que tal aprender a fazer a versão vegana? Aqui vai a receita da Claudia Nobre, no livro “Artes e Travessuras”.

Ingredientes
4 xícaras de farinha de trigo
4 ½ xícaras de água
8 colheres de sopa de óleo de soja
1 colher de chá de curry
Sal a gosto
Mix de pimentas moídas na hora (de preferência) a gosto

Preparo
Em uma panela grande e funda coloque água, o curry, sal e o mix de pimentas. Mexa bem com uma colher ou fouet até que o curry se dissolva. Adicione o óleo. Leve a panela em fogo alto, até ferver o líquido.
Abaixe o fogo. De uma única só vez, adicione a farinha de trigo e mexa vigorosamente com uma colher até que se forme uma bola que desprenda do fundo da panela. Retire a massa da panela e sove até obter uma massa lisa (sim, com a massa quente ainda). Cubra com filme plástico e deixe descansar enquanto você faz o recheio.

Ingredientes do recheio
2 xícaras de proteína de soja clara miúda hidratada
2 dentes de alho picados
½ cebola picada
4 colheres de sopa de óleo vegetal
Sal a gosto
Mix de pimentas moídas na hora a gosto
Salsinha picada a gosto

Preparo
Esquente bem o óleo em uma panela. Refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a proteína de soja e tempere com sal e pimenta. Mexa de vez em quanto, o objetivo é dourar a proteína de soja sem deixá-la queimar. Desligue o fogo e adicione a salsinha, mexa bem. Deixe esfriar. Faça a montagem das coxinhas. Passe as coxinhas na água e, em seguida, na farinha de rosca. Esquente bem uma panela com bastante óleo e frite as coxinhas. Deixe escorrer em papel absorvente e sirva. Elas também podem ser congeladas após serem empanadas.

A Redação
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS