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Aprenda a fazer um desjejum saudável
por Nicelle Lopes    Dia 26/02/2016      100 Dúvidas

Se você deseja ter saúde, disposição e cumprir todas as suas tarefas do dia, precisa estar bem nutrido! Quer saber como ter um café da manhã saudável e desfrutar desses benefícios ao longo do dia?

Sem uma alimentação adequada o nosso corpo não trabalha com seu pleno desenvolvimento. E se você acha que não se alimentar bem no café da manhã deixará uma brecha para que coma mais no almoço ou até para emagrecer mais, está enganado.

Ficar sem o desjejum auxilia no ganho de peso. Como nosso corpo desacelera o metabolismo para economizar energia, ficamos com fome, há maior tendência de beliscar lanches calóricos, industrializados, cheios de gorduras e conservantes. E ainda comemos mais do precisamos!

O café da manhã deve representar de 20 a 25% do valor energético diário. Não é apenas um lanchinho, é a nutrição do seu corpo para o dia.  Por isso, não saia de casa sem nutrição adequada.

Quando acordamos, após horas de jejum devido ao sono, nossas reservas energéticas já estão baixas. Assim, a utilização de massa muscular como fonte de energia para nosso corpo é iniciada.  Pela manhã também há aumento do nível de cortisol, e quando não nos alimentamos o nível de cortisol fica mais elevado. O cortisol é um hormônio e tem ação estimulante à degradação muscular, aumento de peso e tecido adiposo. Portanto, sem um bom café da manhã, perdemos massa muscular e ganhamos gordura corporal.

Não deixe faltar no seu café da manhã: cereais integrais (pães, cereais matinais com fibras, linhaça, quinoa, amaranto, chia, granola, aveia, torradas integrais), frutas (picadas, em sucos), castanhas, amêndoas e chás (hortelã, camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc) e muito mais. Varie!

Alguns benefícios de um bom desjejum são: melhora do rendimento (físico e mental), auxilia na redução do peso corporal e prevenção da obesidade, evita constipação, dentre outros.

Se você tem uma rotina corrida e já acorda na correria para sair de casa, tente dormir mais cedo para acordar mais disposto.  Além disso, organize a sua semana, faça compras para que a sua alimentação semanal fique mais organizada e colorida. Ter uma boa alimentação vale a pena!

Para saber as porções indicadas, melhores alimentos e outras informações, procure um nutricionista para um planejamento personalizado.

Nicelle Lopes
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