Na Cozinha
Como montar um almoço saudável?
por Nicelle Lopes    Dia 27/05/2016      Na Cozinha

Você sabe de que um almoço é composto? Quando for organizar um almoço ou jantar pra sua família, você sabe quais tipos de preparações precisa, quais as combinações necessárias?

Para um almoço ser colorido e composto diferentes nutrientes ele precisa conter diferentes preparações. Como as preparações de um almoço podem ser divididas? Em saladas, prato principal, acompanhamentos e guarnições. Você já ouviu falar sobre eles? Vamos falar sobre cada um?

Iniciando pelas saladas, estas podem ser compostas de vegetais folhosos como alface, almeirão, agrião, rúcula; de vegetais crus ou cozidos (cenoura, batata, vagem, tomate, palmito) e até mesmo de frutas (maçã, manga, laranja, morango, uvas). Outros ingredientes queridos das saladas podem ser queijos, molhos, grãos como gergelim e oleaginosas (castanhas amêndoas).

O que é prato principal? Este nome refere-se à preparação com alto teor de proteínas. Podem ser compostos por ovos e proteínas vegetais (proteína de soja e cogumelos). É a parte de um almoço que mais chama atenção. Para ter uma alimentação saudável, prefira preparações cozidas, assadas e grelhadas.

Acompanhamentos devem combinar com o prato principal. No Brasil, o que o brasileiro mais consome são dois acompanhamentos que não podem faltar em um almoço típico, o arroz e feijão. Dentre várias culturas alimentares, a brasileira se destaca por ter uma combinação que se encaixa tão bem, no sabor e na saúde. No entanto, podemos variar esses acompanhamentos (até trocar o arroz branco por integral, preto, vermelho, cateto, 7 grãos, dentre outros) por outro cereal como quinoa, amaranto, batatas (inglesa, baroa, doce), lentilha, ervilha, cevadinha, grão-de-bico, soja e por aí vai.

Por sua vez, as guarnições compõem um cardápio mais elaborado, podem ser feitos de legumes e verduras. A forma de preparo é bem variada, podem ser cozidas no vapor, refogadas, assadas, etc. Agregam um colorido todo especial ao prato! Uma boa dica é não fazer guarnições com muito óleo, já que ele deixa a refeição mais pesada e a digestão mais lenta.

Gostou? Aprendeu mais sobre como montar um almoço? Busque ideias, experimente receitas e cozinhe com amor. Convide seus amigos e familiares e faça um almoço saudável e alegre.

Nicelle Lopes
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS