No Divã
Entenda melhor a depressão
por A Redação    Dia 07/04/2015      No Divã

Infelizmente a depressão é uma doença que ainda não é vista ou tratada com a seriedade que deveria. Muitas vezes quem convive ou conhece alguém com depressão tende a minimizar o problema ou  ignorá-lo.

 

Se você convive com alguém que apresenta sintomas leves ou  já sofre de um quadro mais grave de depressão, lembre-se:

 

  • Da mesma maneira que você leva a sério uma gripe  ou úlceras, por exemplo, você precisa levar a sério a depressão. Por acontecer na mente e estar cada vez mais comum, as pessoas tendem a não levá-la a sério. Respeite a doença e importe-se com o doente;
  • Muitas vezes as pessoas depressivas tendem a exigir mais emocionalmente das pessoas. É uma mão de duas vias: por um lado a pessoa pode ser sugada pelo doente. Por outro, o doente pode ser totalmente menosprezado por quem convive com ele. Evite as duas coisas.
  • Para você sair de casa, sorrir ou se animar com algo pode ser simples. Mas para quem tem depressão isso pode ser um grande desafio. Imagine que você está cheio de aftas na boca e alguém te pede para tomar limão. Você vai querer? Para quem não tem aftas pode ser uma tarefa simples, não é? Aprenda a se colocar no lugar dos outros :) .
  • Normalmente quem está com o problema tem dificuldade de buscar ajuda. Se você é algum amigo ou parente próximo, converse com a pessoa, faça algo e tente mostrar a ela a necessidade de buscar uma ajuda profissional, como em outras doenças.
  • Algumas pessoas dizem que estar depressivo é ser preguiçoso, ou não ter Deus, ou não ter boa vontade. Nada disso! Como já falamos, essa é uma doença como outras, e pode ser causada por diversos fatores. Leve a sério!

 

Se você sofre com algum tipo de depressão, lembre-se:

 

  • Como em qualquer outra doença, se você não se esforçar para ficar bem, dificilmente o tratamento vai surtir efeito;
  • Valorize quem está do seu lado. Cuidar de alguém doente, não importa a doença que seja, é sempre um ato de amor e um esforço de dedicação.
  • Se você não tem pessoas que te ajudam a superar a doença, lembre-se: o mais importante é buscar a ajuda de um profissional e encontrar os caminhos da cura que se adaptem à sua situação. Não se entregue.
  • Muitas coisas que parecem simples para os outros podem ser muito difíceis pra você. Não desanime. Busque vencer pequenas batalhas a cada dia.
  • Pensamentos negativos e tristes tendem a ser cada vez mais fortes. Aos poucos, crie novos caminhos no seu cérebro e busque encontrar novos motivos e razões para acreditar que isto ou aquilo pode dar certo.

 

Este excelente vídeo fala sobre a doença de uma maneira simples, explicando para todos o que é, como se sente uma pessoa com depressão, e como ela pode lidar com isso.

Assista:

 

A Redação
COMENTÁRIOS
Comente com
MAIS LIDAS