Seu Corpo
O que comer antes do treino?
por A Redação    Dia 15/08/2016      Seu Corpo

Por vários motivos, a refeição pré-treino é essencial. E aqui vão algumas dicas para potencializar os resultados esperados na prática esportiva:

Horário da refeição antes do treino – O ideal é que ela seja uma refeição convencional, desjejum, almoço ou jantar – até uma hora antes do treinamento. Entretanto, se o período destinado ao esporte for muito distante da última refeição, recomenda-se a ingestão de alimentos de fácil digestão, no máximo 30 minutos antes do treino.

Tempo de treinamento – Se a sua prática for de 45 a 60 minutos de exercícios planejados por preparador físico, onde são intercaladas modalidades aeróbicas e anaeróbicas, não é necessário nenhum complemento alimentar, exceto para indivíduos com necessidades especiais, como diabéticos, maratonistas, nadadores ou outros esportistas de modalidade de longa duração.

 Tipos de nutrientes – Os alimentos ricos em carboidratos complexos devem ser priorizados, pois são liberados na corrente sanguínea mais lentamente que os açúcares simples, e prolongam o efeito energético muscular. As gorduras de boa qualidade também auxiliam no processo de obtenção de energia. Exemplos dessas fontes de alimentação são: pães e biscoitinhos integrais, sucos e frutas, cereais (aveia, sucrilhos, granola), sementes de linhaça, gergelim, quinoa, batata doce, mandioca e inhame, arroz ou massa integral, iogurtes desnatados, castanhas e leguminosas (feijões). Se o momento da refeição for muito próximo do exercício, opte por preparações líquidas ou pastosas, como suco de frutas (sem açúcar) e vitaminas à base de leite desnatado ou extrato de soja com frutas.

Ingestão de água – Diversas atividades do organismo estão associadas a esse solvente universal. De acordo com o College of Sports Medicine, um atleta necessida de 35 ml de água por quilo ao dia para suprir as funções fisiológicas.

Procure seguir estes conselhos e usufrua dos benefícios de um treinamento eficiente.

Patrícia Lessa Fecury, nutricionista, para a revista Vida e Saúde

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